20/10/2017 - Atualizado em 01/11/2017
Colaboradores da Apcef-SC recebem treinamento de Primeiros Socorros

Curso foi aplicado em preparação para a temporada 2017/2018

A equipe de colaboradores da Apcef-SC recebeu um treinamento de Primeiros Socorros, nessa quarta-feira, 1 de novembro. Durante o curso, os participantes aprenderam sobre técnicas -que literalmente- salvam vidas. Como ajudar alguém desmaiado ou em convulsão? Como socorrer uma pessoa picada por animal peçonhento, vítima de queda ou parada cardiorrespiratória?  Para essas perguntas, os funcionários estão com as respostas prontas, e mais que isso, preparados para agir em caso de emergências.

O curso trouxe aos participantes maior segurança para agir em situações de emergência e prestar o  APH (Atendimento Pré-Hospitalar). Colaboradores de todos os setores da Apcef-SC foram contemplados com os ensinamentos de uma equipe especializada em emergências médicas para o setor hoteleiro.

Os conhecimentos obtidos durante o curso, os trabalhadores levarão para suas casas e por onde estiverem, ou seja, para a vida, como apontou a recepcionista Maristela Silva. “Já presenciei situações de engasgamento em casa e não soube o que fazer. Uma vez foi com minha filha e na outra vez foi com meu marido. Fiquei desesperada porque não tinha o conhecimento correto para prestar o socorro. Eles tiveram sorte e sobreviveram”, contou após conhecer a manobra de Heimlich para desengasgar adultos e crianças.

Os treinadores enfatizaram a importância de pedir socorro aos agentes públicos e especializados em Saúde: Bombeiros: 193 e SAMU: 192, enquanto se inicia o atendimento às vítimas.

Outro conselho foi para que todos salvassem em seus celulares o número do CIT (Centro de Informações Toxicológicas): 0800-643 5252. A ligação para o CIT , que funciona no HU (Hospital Universitário) pode ser realizada a qualquer hora do dia ou noite e serve para casos de intoxicação e picadas de insetos ou animais peçonhentos.